Morre aos 79 anos o Mestre Inácio Pedro da Silva,do Leitão da Carapuça

O município de Afogados da Ingazeira e todo o estado de Pernambuco perderam nesta sexta-feira uma das suas maiores expressões culturais. Faleceu no Hospital Regional Emília Câmara o Mestre Inácio Pedro da Silva, reconhecido como Patrimônio Vivo de Pernambuco, aos 79 anos de idade.

Últimos dias

O quadro de saúde do mestre começou a se agravar durante o período junino, quando passou a apresentar falta de ar e incômodo abdominal leves. Diante dos sintomas, foi levado à Sala Vermelha do Hospital Regional Emília Câmara, em Afogados da Ingazeira, onde conseguiu ser internado em um leito de UTI.

Durante o período de internação, chegou a apresentar sinais de melhora, o que trouxe esperança aos familiares e admiradores. No entanto, teve complicações nas últimas horas, não resistindo e vindo a óbito.

Velório e homenagens

Uma homenagem especial está sendo preparada com a participação dos seus remanescentes e nomes do atual Coco, prometendo ser um momento de celebração da vida e do legado deixado pelo mestre.

O corpo do Mestre Inácio Pedro da Silva provavelmente será velado no Leitão da Carapuça, local que certamente receberá centenas de pessoas para prestar suas últimas homenagens ao grande mestre da cultura popular pernambucana.

Legado cultural

O falecimento de Mestre Inácio representa uma perda irreparável para a cultura popular de Pernambuco. Como Patrimônio Vivo do estado, ele dedicou sua vida à preservação e transmissão das tradições culturais regionais, sendo uma referência fundamental no grupo Coco Negros e Negras do Leitão da Carapuça.

A comunidade cultural pernambucana se despede de uma figura ímpar, cuja contribuição para a manutenção das tradições populares deixará saudades e um exemplo a ser seguido pelas futuras gerações.

Ver posts semelhantes