Uma comissão do Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN) visitou Afogados da Ingazeira nesta terça-feira (6) para inspecionar o processo de municipalização do trânsito no município. A avaliação técnica resultou em elogios às ações implementadas pela gestão municipal, que pode se tornar referência no estado.
O CETRAN é um órgão colegiado formado por representantes do DETRAN, gestões municipais que já municipalizaram o trânsito, Observatório Nacional de Segurança Viária e outras instituições. Entre suas funções estão o acompanhamento e coordenação das atividades dos órgãos de trânsito estaduais, além da orientação durante todo o processo de integração dos municípios ao Sistema Nacional de Trânsito.
Inspeção técnica avalia estrutura municipal
A comitiva foi liderada pelo coordenador técnico do CETRAN, Marcos Pereira, e recepcionada pelo prefeito Sandrinho Palmeira, vice-prefeito Daniel Valadares e pela secretária municipal de Transportes e Trânsito, Flaviana Rosa.
Durante a visita, os técnicos conheceram a obra de construção do terminal receptivo de passageiros, as rotatórias e semáforos já instalados, vias com sinalização implantada e a estrutura administrativa montada para operacionalizar a municipalização.
Potencial para ser exemplo no estado
Marcos Pereira destacou o potencial de Afogados se tornar referência na área. “Eu vejo hoje, pelas ações em andamento, um grande potencial de que Afogados seja um exemplo nessa questão da integração do trânsito. Eu vi no projeto de Afogados uma robustez grande em termos de investimentos, que irão balizar outros gestores a seguir esse caminho”, avaliou.
O coordenador técnico demonstrou otimismo quanto ao cronograma: “Acredito que ainda esse mês o município vai estar integrado ao sistema nacional de trânsito”.
Expectativa para aplicação de sanções
O prefeito Sandrinho Palmeira ressaltou a proximidade da etapa mais importante do processo. “Estamos bem perto de alcançar a etapa mais importante da municipalização que é a integração ao sistema nacional de trânsito, que irá nos permitir aplicar as sanções aos infratores, aos que ainda insistem em desrespeitar as normas de trânsito”, afirmou.
O gestor enfatizou que a municipalização atende uma demanda histórica da população local: “Essa é mais uma demanda antiga da população de Afogados e que estamos atendendo com muita responsabilidade”.
Engajamento social é fundamental
Para a secretária Flaviana Rosa, embora a gestão esteja tomando as medidas administrativas e técnicas necessárias para melhorar a mobilidade urbana e segurança viária, o engajamento de toda a sociedade é fundamental para o sucesso da municipalização.
A municipalização do trânsito permitirá que Afogados da Ingazeira tenha autonomia para fiscalizar e aplicar multas por infrações de trânsito, representando um avanço significativo na gestão da mobilidade urbana do município.

