CBF afasta árbitros de jogos polêmicos do brasileirão

Decisão atinge equipes de arbitragem de São Paulo x Palmeiras e Bragantino x Grêmio após rodada marcada por controvérsias

A Comissão de Arbitragem da CBF anunciou o afastamento dos árbitros centrais e de vídeo que atuaram nas partidas entre Red Bull Bragantino e Grêmio e São Paulo e Palmeiras, válidas pela 27ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro 2025. Os profissionais serão submetidos a treinamento, aprimoramento e avaliação interna antes de retornarem às atividades.

No clássico entre São Paulo e Palmeiras, Ramon Abatti Abel (árbitro principal) e Ilbert Estevam da Silva (responsável pelo VAR) foram afastados. Já no confronto entre Bragantino e Grêmio, Lucas Casagrande e Gilberto Rodrigues Castro Junior, árbitro e VAR respectivamente, também receberam a mesma punição.

Logo após o término da partida São Paulo 2 x 3 Palmeiras, disputada no domingo (5), o presidente do São Paulo, Julio Casares, entrou em contato com Samir Xaud, presidente da CBF, para reclamar da arbitragem. Na conversa, que contou com a presença de Rodrigo Cintra, presidente da comissão de arbitragem da CBF, Casares ouviu que o São Paulo “tem razão” nas reclamações.

O principal lance questionado foi um carrinho de Allan em Tapia dentro da área palmeirense quando o jogo estava 2 a 0 para o São Paulo, que não foi marcado como pênalti pelo árbitro e nem revisado pelo VAR. Carlos Eugênio Simon, comentarista de arbitragem dos Canais Disney, afirmou que houve pênalti claro não marcado para o São Paulo, explicando que Allan escorregou e acertou Tapia, e que dentro da área é pênalti, criticando o erro da arbitragem.

Outros lances também geraram reclamação do São Paulo, como uma suposta falta de Gómez em Tapia na origem do lance do primeiro gol do Palmeiras, além de entradas duras do próprio paraguaio, de Veiga e de Andreas Pereira em possíveis lances de cartão vermelho na visão tricolor.

A súmula do árbitro Ramon Abatti Abel registrou ofensas por parte de dirigentes do São Paulo. Carlos Belmonte, diretor de futebol, foi citado por ter proferido de maneira ofensiva as palavras “Filma ele, a vergonha, ele aí. O VAR não veio”, enquanto Rui Costa, diretor executivo de futebol, disse “Vai tomar n…, uma vergonha”.

O clube paulista também divulgou nota oficial manifestando profunda indignação com a arbitragem e afirmando que os erros cometidos em lances capitais tiveram influência direta no resultado do jogo e representam um grave prejuízo esportivo.

O São Paulo abriu 2 a 0 no Morumbis, mas o Palmeiras reagiu após o lance polêmico e virou a partida com gols de Vitor Roque, Flaco López e Sosa, vencendo por 3 a 2 e mantendo pressão sobre o líder Flamengo no campeonato.

Ver posts semelhantes