Desembargador Ricardo Paes Barreto assume interinamente o Governo de Pernambuco após licença de Álvaro Porto na ALEPE

O Diário Oficial da Assembleia Legislativa de Pernambuco confirmou, nesta terça-feira (22), a licença do presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), abrindo caminho para que o desembargador Ricardo Paes Barreto, presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), assuma interinamente o comando do Governo do Estado entre os dias 24 e 28 de outubro.

A movimentação institucional ocorre em um contexto delicado: Paes Barreto é candidato a uma vaga no Superior Tribunal de Justiça (STJ), e a cessão temporária do cargo é vista como um gesto de cortesia institucional por parte do Executivo estadual.

Cadeia de substituições

A necessidade de substituição surgiu com a viagem internacional de 15 dias da governadora Raquel Lyra (PSD). Durante sua ausência, a vice-governadora Priscila Krause (PSD) está à frente do Executivo estadual. Para que o magistrado possa ocupar o cargo durante o período especificado, tanto Krause quanto Álvaro Porto precisarão se licenciar de suas funções.

Até o início da semana, havia dúvida nos bastidores políticos sobre a possibilidade de o presidente da Alepe não se afastar. A hipótese foi descartada com a publicação oficial da licença no Diário Oficial.

Viagens e afastamentos

Álvaro Porto confirmou uma viagem à Europa entre 24 e 29 de outubro, em caráter cultural. Já a vice-governadora Priscila Krause ainda não informou publicamente seu destino durante o período de afastamento.

Com a movimentação entre os poderes, o vice-presidente da Alepe, deputado Rodrigo Farias (PSB), assumirá interinamente a presidência da Casa Legislativa durante o período de afastamento de Porto.

A substituição temporária demonstra a articulação entre os três poderes em Pernambuco e marca um momento singular na política estadual, com a possibilidade de um magistrado em exercício ocupar, ainda que brevemente, o cargo máximo do Executivo estadual.

Ver posts semelhantes