Chuvas moderadas devem continuar em Pernambuco neste domingo (8), diz Apac

Todas as regiões de Pernambuco devem seguir com chuvas moderadas ao longo deste domingo (8), conforme tendência divulgada pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). De acordo com o órgão, a atmosfera permanece muito instável em todo o estado, favorecendo a ocorrência de precipitações de intensidade moderada, com possibilidade de acumulados superiores a 50 milímetros em alguns municípios.

Segundo a Apac, o cenário de instabilidade é provocado pela atuação do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (Vcan), fenômeno meteorológico responsável pela formação e intensificação das chuvas em Pernambuco nos últimos dias. O alerta emitido pela agência na sexta-feira (6) segue válido até o fim da tarde deste sábado (7).

A previsão indica que as chuvas devem continuar moderadas no Sertão pernambucano ao longo da segunda-feira (9). Já na Região Metropolitana do Recife (RMR), Mata Norte, Mata Sul e Agreste, as precipitações devem variar entre fracas e moderadas.

O monitoramento em tempo real da Apac aponta que, nas 12 horas contabilizadas até as 10h deste sábado, o município de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, registrou os maiores acumulados de chuva do estado. Na estação do bairro do Janga, foram registrados 41,11 mm, enquanto a estação de Maria Farinha marcou 35,23 mm.

Na sequência do ranking estadual aparecem Igarassu, com 33,26 mm; São José da Coroa Grande, com 30,4 mm; Recife, com 27,78 mm na estação do bairro da Guabiraba; e Olinda, com 22,55 mm na estação Jardim Fragoso. Outros municípios também registraram volumes significativos de chuva, como Camaragibe (22,66 mm), Goiana (22,2 mm) e Cabo de Santo Agostinho (19,27 mm).

A Apac segue monitorando as condições meteorológicas e orienta a população a acompanhar os avisos e alertas, especialmente em áreas de risco, devido à possibilidade de novos acumulados elevados de chuva.

Ver posts semelhantes