Alegoria de oito toneladas e 32 metros de altura será erguida nesta quarta-feira (11) na Ponte Duarte Coelho, símbolo do carnaval recifense
O carnaval do Recife ganha seu protagonista. O Galo Gigante de 2026, que já está posicionado na Ponte Duarte Coelho, no Centro da cidade, será erguido nesta quarta-feira (11) e permanecerá como o principal cartão-postal da festa até o dia 18 de fevereiro.
Com o tema “Galo Folião Fraterno”, a imponente escultura de oito toneladas e 32 metros de altura presta uma homenagem especial a Dom Helder Câmara, símbolo da luta pelos direitos humanos e da defesa dos mais vulneráveis. A escolha reforça o caráter social e inclusivo que marca o carnaval pernambucano.
Sustentabilidade como tradição
Assinada pelo designer e multiartista Leopoldo Nóbrega, em parceria com a produtora, arquiteta e designer Germana Xavier, a alegoria mantém o compromisso ambiental que se tornou marca registrada do Galo: desde 2019, 100% da escultura é produzida com materiais descartados e recicláveis.
Este ano, a sustentabilidade ganha ainda mais destaque com as biojoias que adornam os pés da ave gigante, confeccionadas em parceria com o Instituto Negralinda, da Ilha de Deus. A escultura também conta com pulseiras artesanais reutilizáveis e sombrinhas na cauda, elementos que unem arte, reutilização e identidade local.
Cores da esperança
A paleta de cores escolhida para o Galo de 2026, verde, azul e amarelo, faz uma referência direta à expectativa em torno da seleção brasileira e da Copa do Mundo, trazendo um ar de otimismo e celebração para a folia.
“Esse Galo traz um verdadeiro manancial de experimentações criativas com materiais descartados, técnicas e tecnologias de inovação. A gente vai desde a robótica a serviço da arte até a própria artesania, do fazer manual”, explica Leopoldo Nóbrega, destacando a fusão entre tecnologia e tradição que marca o projeto.
Pela primeira vez, o Corujão do Pepeu fará a cobertura do Galo da Madrugada em parceria com a Rádio Pajeú, trazendo todas as novidades para os ouvintes e seguidores da emissora e dos leitores.



