A ginasta brasileira Rebeca Andrade voltou em grande estilo às competições internacionais. Após um afastamento de 20 meses, a maior medalhista olímpica da história do Brasil conquistou neste domingo (22) a medalha de ouro no salto durante o Campeonato Pan-Americano de Ginástica Artística, realizado no Rio de Janeiro.
A atleta de 27 anos garantiu o lugar mais alto do pódio com média de 14.266 pontos em seus dois saltos. Rebeca obteve 14.433 na primeira apresentação e 13.700 na segunda, superando por uma diferença mínima a canadense Lia Monica Fontaine, vice-campeã mundial, que ficou com a prata ao registrar média de 14.249. O bronze foi conquistado pela norte-americana Claire Pease, com 13.916 pontos.
Nas classificatórias, a brasileira já havia demonstrado grande desempenho ao alcançar média de 14.459, resultado obtido com notas de 14.533 e 14.166 em seus dois saltos.
O título tem um significado especial para Rebeca. Apesar de ser bicampeã mundial e possuir duas medalhas olímpicas no aparelho, ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2021 e prata em Paris 2024, esta foi sua primeira conquista no salto em um Campeonato Pan-Americano.
Além do desempenho individual, a ginasta também teve papel fundamental na campanha da seleção brasileira que conquistou a medalha de prata por equipes na última quinta-feira (19), resultado que garantiu ao Brasil uma vaga no Campeonato Mundial de Ginástica Artística, que será disputado em outubro, em Roterdã.
Após as classificatórias, Rebeca celebrou o retorno às competições e destacou a emoção de voltar a competir diante da torcida brasileira.
“Consegui voltar no alto nível de novo. Mesmo sem ter feito os meus dois saltos mais difíceis, é algo que me orgulha bastante. Ter toda essa torcida foi maravilhoso, senti todo esse carinho, senti todo esse calor, aquele friozinho na barriga que fazia um tempo que eu não sentia. Foi demais. Estou muito grata, foi incrível”, afirmou a atleta.



