Prefeitura de Afogados promoveu capacitação profissional com cursos de doces em conserva e pizzas na Varzinha

Moradores do povoado da Varzinha, zona rural de Afogados da Ingazeira, tiveram a oportunidade de participar de cursos de qualificação profissional voltados para a área de alimentos. A iniciativa, resultado de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o SENAI, ofereceu formação em fabricação de doces, conservas e pizzas, com encerramento das aulas na última segunda-feira (04).

As capacitações foram realizadas na carreta-escola do SENAI, instalada na praça da comunidade. A ação faz parte do programa de qualificação profissional nas comunidades rurais do município, coordenado pela Secretaria Municipal de Administração e Desenvolvimento Econômico, com apoio da Secretaria de Agricultura.

Durante os cursos, os participantes puderam aprender técnicas de produção de pizzas, doces de qualidade, geleias e conservas de legumes. Além das habilidades técnicas, a formação também enfatizou a importância do trabalho em equipe.

Leiliane Batista, moradora da comunidade e uma das participantes, destacou a importância da iniciativa. “Quero agradecer a Prefeitura de Afogados e ao SENAI por nos dar essa oportunidade e por acreditar na zona rural de Afogados. No meu caso, eu nunca tinha feito um curso como este e superou as minhas expectativas. Além de aprendermos as técnicas de se fazer uma boa pizza e um doce de qualidade, também aprendemos a trabalhar em equipe e isso é muito gratificante”, afirmou.

A cerimônia de encerramento contou com a presença do presidente da Associação de Moradores da Varzinha, Jânio Mendes, e do Secretário Municipal de Agricultura, Valberto Amaral, que ressaltou o potencial empreendedor da formação.

“Quero aqui parabenizar a todas que participaram do curso e dizer que aqui estão saindo profissionais capacitadas para abrir seu próprio empreendimento, e assim, poder gerar uma renda a mais para suas famílias. Acredito que zona rural de Afogados só tem a crescer com essas capacitações”, declarou o secretário.

A iniciativa representa um investimento no desenvolvimento econômico das comunidades rurais, oferecendo aos moradores ferramentas para empreender e diversificar suas fontes de renda, fortalecendo a economia local e valorizando o potencial produtivo da zona rural de Afogados da Ingazeira.

Ver posts semelhantes