A Secretaria Municipal de Educação de Afogados da Ingazeira marcou presença no VII Congresso Brasileiro de Alfabetização, realizado entre os dias 21 e 23 de julho, em São Paulo. O evento, uma parceria entre a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual Paulista (UNESP), reuniu gestores da educação básica, pesquisadores e estudantes de pós-graduação para debater políticas públicas e pesquisas na área de alfabetização.
A secretária municipal de Educação, Wivianne Fonseca, representou o município no congresso, onde apresentou as experiências exitosas desenvolvidas em Afogados da Ingazeira na área de alfabetização e letramento. O destaque da apresentação foi a implementação da Política Municipal de Alfabetização, oficializada através do Decreto nº 023/2024, de 13 de junho de 2024.
O VII Congresso Brasileiro de Alfabetização é organizado pela Associação Brasileira de Alfabetização (ABalf) e representa um dos principais fóruns nacionais de discussão sobre alfabetização no país. A participação de Afogados da Ingazeira no evento demonstra o reconhecimento das práticas pedagógicas desenvolvidas no município.
“Socializar a experiência da nossa política de alfabetização no VII Congresso Brasileiro de Alfabetização é muito significativo, porque o CONBALF é um dos principais eventos nacionais na área de alfabetização”, destacou a secretária Wivianne Fonseca.
A apresentação no congresso ganhou ainda mais relevância diante dos resultados positivos obtidos pelo município nas avaliações externas. Segundo a secretária, os dados indicam crescimento no número de estudantes alfabetizados, sinalizando que as estratégias adotadas pela gestão municipal estão no caminho correto.
“Fazer essa participação depois de receber o resultado das avaliações externas que indicam nosso crescimento em número de estudantes alfabetizados, é satisfação ainda maior. Esses resultados sinalizam que a gestão da Educação e o trabalho dos professores caminham na direção certa”, comentou Wivianne Fonseca.
A participação de Afogados da Ingazeira no congresso reforça o compromisso do município com a qualidade da educação e posiciona a cidade como referência em políticas públicas de alfabetização, contribuindo para o debate nacional sobre o tema e compartilhando experiências que podem inspirar outras redes de ensino.