Tabaqueiro gigante de quatro metros estreia no carnaval de Afogados da Ingazeira

Neste sábado (14) Afogados da Ingazeira vivenciou um dos momentos mais marcantes do Carnaval 2026: a estreia do tabaqueiro gigante, uma homenagem do artista plástico Edglê Brito a uma das maiores tradições do Carnaval de Afogados.

Medindo quatro metros de altura, com cartola, e envergando os apetrechos usados pelos tabaqueiros, o boneco marcou sua primeira saída, em frente ao ateliê do artista na Avenida Rio Branco. Com a fantasia nas cores da bandeira de Afogados, o gigante foi acompanhado por outro boneco, menor, o “tabaqueirinho”.

Acompanhado a orquestra Show de Frevo, sob a regência do Maestro Jesus, e das mulheres do bloco Flor do Mandacaru, o tabaqueiro gigante deu seus primeiros passo no carnaval de Afogados.

“Os bonecos ficaram lindíssimos, engrandecendo ainda mais o nosso carnaval e homenageando nossa maior tradição de carnaval. A saída dele foi um acontecimento, que vai marcar, daqui pra frente, todos os nossos carnavais. A saída dele será sempre um dos eventos de nossa programação de carnaval,” destacou o Prefeito de Afogados, Sandrinho Palmeira. Presenças na saída, do vice-prefeito, Daniel Valadares, dos vereadores César Tenório e Simone da feira, além do ex-prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota.

Virgens – uma multidão desceu atrás do trio elétrico, logo após o tradicional desfile das virgens, ocorrido no cruzamento das ruas Joaquim Nazário e Pedro Pires. O desfile premiou as vencedoras com um total de R$ 2.400,00. As virgens vendedoras foram:

5 – as empreguetes – 200 Reais
4 – Calcinha de boneca – 300 Reais
3 – A noiva – 400 Reais
2 – As galegas dos Correios – 600 Reais
1 – Xuxa e as Paquitas – mil Reais

Ver posts semelhantes