Capitão do Irã critica a Fifa e chama Copa de “desastrosa”:  “Fizeram de tudo para sermos eliminados”

O empate em 1 a 1 entre Irã e Egito, pela Copa do Mundo de 2026, foi marcado por fortes críticas do capitão da seleção iraniana, o atacante Mehdi Taremi, à organização do torneio e à Fifa. Após a partida, o jogador classificou a competição como um “desastre” e afirmou que a equipe enfrenta dificuldades logísticas desde o início da competição.

Durante a entrevista, Taremi reclamou da falta de soluções por parte da Fifa para os problemas enfrentados pela delegação iraniana. Segundo ele, nem mesmo após uma visita do presidente da entidade, Gianni Infantino, ao vestiário da equipe na estreia, a situação foi resolvida.

“É um Mundial desastroso. Um desastre. A Fifa tem que resolver todos os problemas aqui, mas, infelizmente, não resolveu nada desde o início. O senhor Infantino veio ao nosso vestiário no primeiro jogo e disse que era apenas o começo, mas a fase de grupos termina amanhã e ainda não temos o nosso pessoal da logística aqui. Eles não têm visto”, afirmou.

O atacante também criticou a escolha de Tijuana, no México, como base da seleção iraniana durante a competição. De acordo com ele, a necessidade de viajar constantemente entre o México e os Estados Unidos para disputar as partidas prejudicou a preparação física e logística da equipe.

Apesar de elogiar a cidade mexicana e sua população, Taremi disse que a situação é incompatível com uma competição do porte da Copa do Mundo.

“Estamos sempre tendo que viajar para Tijuana. Nós amamos o povo do México. Amamos Tijuana. É um lugar muito bom. As pessoas são muito humildes, nós gostamos delas. Como jogadores profissionais, numa competição profissional, isto não está certo. Não é justo. Se para a Fifa é justo, ótimo para eles. Mas não é justo. Quem quer nos ajudar? Ninguém. Ninguém.”

Questionado se acreditava que havia interesse da organização em ver o Irã eliminado da competição, o capitão respondeu que essa é a sensação do grupo.

“Temos que lutar contra tudo aqui. Não sei se as pessoas querem isso ou não, mas, da nossa perspectiva, sim, parece-me que sim.”

A campanha iraniana na Copa do Mundo de 2026 vem sendo marcada por problemas logísticos, reflexo das tensões políticas e militares entre Irã e Estados Unidos. Na avaliação da federação iraniana, da comissão técnica e dos jogadores, essas dificuldades têm comprometido a preparação da equipe desde antes da estreia no torneio.

Ver posts semelhantes