As ladeiras de Olinda receberam logo pela manhã de ontem (17) o desfile do tradicional Encontro dos Bonecos Gigantes, que arrastou uma multidão, celebrando o 37º ano de uma das manifestações mais simbólicas da folia pernambucana.
Com concentração no Largo do Guadalupe, centenas de foliões acompanharam o cortejo pelas ruas históricas, aplaudindo enquanto os bonecos passavam e transformavam a cidade em um verdadeiro palco a céu aberto.
Neste ano, um dos grandes destaques do desfile foi a dupla formada pelos bonecos do cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho e do ator baiano Wagner Moura, estrelas do aclamado filme O Agente Secreto.
Os dois foram recebidos com muitos aplausos e se tornaram um dos pontos altos do encontro.
Quem carregou o boneco de Wagner Moura foi Wendel Galdino, que falou sobre a emoção de participar novamente do desfile.
“Eu desfilo há muito tempo assim. O ano passado também carreguei a boneca Fernanda Torres, que ganhou mais um Oscar. Esse ano serei mais “pé quente” de novo, agora com Wagner Moura concorrendo a quatro Oscars”, contou.
O artista responsável pelos bonecos de Kleber e Wagner, conhecido como Camarão, explicou como surgiu a ideia de homenagear os dois nomes do cinema.
“Todo ano eu faço um boneco. E esse ano botei os dois bonecos, o Wagner e o Kleber, que são temperos baiano e pernambucano. Os dois vão dar um tempero bom.”
Ele também contou detalhes da caracterização do boneco do ator Wagner Moura.
“Ele tem a roupa dele que é de gala, mas botei uma camisa de Pitombeira, pra homenagear a Pitombeira também, que ele estava com a camisa deles no filme.”
Ao todo, segundo ele, os dois bonecos levaram um mês e meio tempo e dedicação para serem confeccionados e finalizados.
Além da homenagem ao cinema, o desfile reuniu figuras marcantes da cultura popular e da cena pernambucana.



