A dificuldade dos pajeuzeiros que buscam uma vaga na ALEPE pela primeira vez

A região do sertão do Pajeú é reconhecida no estado pelo povo pujante, trabalhador e muito ligado a figurões políticos que tiveram um papel importante na região.

Atualmente, conseguimos ver ex-deputados como Sebastião Oliveira voltando para a disputa com uma base sólida, o atual deputado Luciano Duque, que também possui uma base massiva, e mais duas figuras que buscam espaço para alcançar uma das 49 cadeiras na ALEPE: o esposo da prefeita de Serra Talhada, Breno Araújo, e o ex-prefeito de Flores, Marconi Santana.

A dificuldade de Breno e Marconi é a mesma: bases políticas. Em Serra Talhada, Breno disputa votos com Luciano Duque e Sebastião Oliveira. Pela condução que Márcia vem tendo à frente da Prefeitura de Serra Talhada, pode ser que ele ainda consiga uma quantidade expressiva de votos, mas a briga é grande por se tratar de concorrentes que foram fundamentais para que Márcia chegasse onde chegou e, em seguida, ela tomou decisões que não agradaram aos caciques dos votos.

Marconi tem o domínio de 95% dos votos válidos dos florenses; porém, apesar de estar em busca constante por votos na região do Sertão Central e do Araripe, a dificuldade é enorme por não ter outra prefeitura além de Flores que lhe preste apoio no próprio Sertão do Pajeú. A legenda do PSD, partido da governadora Raquel Lyra, está muito pesada por já estar ocupada com deputados com mandato e votações altíssimas nas últimas eleições.

Comparando com ex-deputados da região que não eram de Serra Talhada, eles já saíram com votações muito expressivas. Marconi e Breno devem garimpar votos em todas as regiões do estado para atingir uma votação significativa para obter êxito nas suas eleições ou até mesmo uma boa colocação na suplência.

Faltando pouco menos de nove meses para as eleições, 2026 promete ser um ano eleitoral totalmente diferente do que já foi visto nas eleições anteriores. Eleições antecipadas desgastaram muitos candidatos que não possuem estrutura para ir até o fim.

Ver posts semelhantes