Danilo Cabral confirma candidatura a deputado federal em 2026

O ex-superintendente da SUDENE, Danilo Cabral (PSB), confirmou que será candidato a Deputado Federal nas eleições de 2026. A informação foi divulgada pelo Blog Nill Júnior.

Durante participação no programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, Cabral afirmou estar “candidatíssimo” ao cargo e revelou que já tem acordo firmado com o prefeito do Recife e pré-candidato ao governo estadual, João Campos.

Questionado sobre suas bases eleitorais diante do cenário político no estado, o ex-superintendente destacou que tem condições de retomar espaços a partir de sua região de origem, Surubim, e também em regiões como o Pajeú.

Nos últimos dias, Danilo tem circulado por diversas cidades, incluindo Carnaíba, onde reuniu o bloco governista com Berg Gomes, Anchieta Patriota e vereadores locais.

Com a decisão de Danilo em disputar mandato federal, ficam alterados os planos de apoio a Lucas Ramos e a possibilidade de Anchieta Patriota se candidatar a deputado para cumprir missão política.

Trajetória política

Em 2018, Danilo Cabral foi eleito Deputado Federal com expressivos 91.635 votos. Quatro anos depois, em 2022, foi escolhido como candidato do PSB ao governo de Pernambuco, conquistando 885.994 votos (18,06%), mas não avançou ao segundo turno.

Em junho de 2023, foi nomeado superintendente da SUDENE pelo governo federal, em nomeação assinada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa. Permaneceu no cargo por dois anos e dois meses, até agosto de 2025, quando deixou o comando em meio a pressões políticas de outros estados, especialmente do Ceará, relacionadas à obra da Transnordestina.

Em nota oficial, Cabral agradeceu a confiança do presidente Lula, do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e da equipe da SUDENE.

Ver posts semelhantes