Hoje (08), a comunidade católica comemora o dia de Nossa Senhora da Conceição. A data é marcada por orações dos devotos e admiradores em honra à figura mariana.
Apesar de ser uma data em que deve ser para reflexão no meio católico, no Recife especialmente, no Morro da Conceição, políticos se aproveitam da festa da padroeira para fazer filmes cinematográficos, espalhar faixas de “apoio” na comunidade.
Os poetas Raimundo Nonato e Nonato Neto declamaram uma vez que “no comércio da fé Jesus não passa de um produto vendido a prestação”. No morro da Conceição, há inúmeros devotos que sabem de fato o significado da data e da devoção a Nossa Senhora da Conceição, mas ao mesmo tempo, muitos presentes são devotos da política partidária, das próprias ideologias e a Santa acaba sendo um meio para aderir votos dos devotos.
A imagem de Nossa Senhora da Conceição perde espaço para faixas com políticos estampados pelas ladeiras do morro. Por mais que não haja um impedimento jurisdicional, seria quase esdrúxulo querer que ética e política andem juntas constantemente. Porém, não é de hoje e o Brasil também não é o único país em que os políticos buscam as religiões e religiosos para ser mais um degrau ascensão aos seus mandatos.
Que nos dias futuros nós não passemos a perder o sentido das coisas, inclusive dos nossos ideais na hora de escolher representantes que “brincam” com religiões.



