Na 35ª sessão ordinária desta terça-feira (16), vereadores de Afogados da Ingazeira utilizaram o tempo de fala para homenagear a memória do deputado estadual José Patriota (PSB), que faleceu em 17 de setembro de 2024, aos 63 anos. O parlamentar morreu vítima de câncer, após uma longa luta contra a doença.
As homenagens foram proferidas na véspera do primeiro aniversário da morte do político, que será lembrado amanhã, 17 de setembro. José Patriota, nascido em Tabira em 9 de outubro de 1960, construiu sua carreira política em Afogados da Ingazeira e tornou-se uma das principais lideranças municipalistas de Pernambuco.
Homenagem do Presidente da Câmara
O presidente da Câmara Municipal, vereador Vicentinho Zuza, abriu as homenagens recordando a trajetória do político: “Não poderia deixar de falar hoje no que foi lembrado. De José Patriota, Zé Patriota tem tantas histórias como foi falado aqui. Eu convivi com José Patriota, tive no aniversário de José Patriota pelo período. Vereador Raimundo, vereador Douglas, ele nunca tratava diferente. Como Gal disse, tem horas que faz mais falta do que os que estão presentes. Na verdade, tem momentos que é.”
César Tenório exalta o legado municipalista
O vereador César Tenório fez uma das falas mais emocionantes da sessão, destacando a trajetória completa do homenageado: “Eu trago para dentro de mim, pro meu coração, pois amanhã faz um ano que nós perdemos um dos maiores líderes da política de Pernambuco, e eu vou além, do Brasil. José Coimbra Patriota. Porque no dia 9 de outubro de 1960, Tabira recebia esse filho, e esse filho vinha a morar na Carnaúba, aqui em Afogados da Ingazeira.”
Tenório relembrou os diversos cargos ocupados por Patriota: “Um homem que foi assistencialista, assistente social, foi sindicalista, um homem que foi vereador, vice-prefeito, prefeito por dois mandatos. Já falei: vereador ele foi por várias vezes. Foi presidente da Amupe, coordenou tão bem o ProRural, onde foi o homem das águas, podemos dizer. Enquanto aqui esteve, lutando por este povo, foi deputado estadual onde se destacou bastante, mostrando a sua capacidade de convencimento, de diálogo com as pessoas. Ele fez uma defesa incansável pelos municípios, que foi através dessa defesa que tantos prefeitos reconheceram o seu trabalho. Leram esse mandato de vereador, um homem comprometido com as causas populares.”
Gal Mariano: “Muito mais presente do que quem está presente”
A vereadora Gal Mariano fez uma homenagem tocante, destacando a presença constante da memória de Patriota: “Dizendo que amanhã é um dia especial para nós, é o dia não só de relembrarmos não só amanhã, mas todo dia que, antes de nós, principalmente antes de mim, eu posso dizer que tenho sinceridade, teve alguém que muito me ajudou. Essa pessoa foi o Zé Patriota. Amanhã faz um ano de sua partida, mas sua presença é tão viva, tão constante, tão eminente. Muitas vezes, me perdoe as ausências, ele é muito mais presente do que quem está presente. Eu tenho sim muito a dizer: obrigada, Patriota! Assim como eu tenho a dizer obrigada, Antonio Mariano. São duas pessoas que carregarei para sempre no meu coração.”
Raimundo Lima relembra os anos de amizade
O vereador Raimundo Lima, que mantinha uma longa amizade com José Patriota desde os anos 1980, fez questão de destacar tanto a trajetória política quanto os momentos pessoais compartilhados: “Amanhã, um ano que perdemos Zé. Que não só pelo que fez, mas pela amizade que construímos dos anos 80, quando ele fazia um programa sábado, ‘Comunica Show’, e a gente participava junto com Patriota e dali se iniciou tantas vezes juntos, tantos momentos. Paixão de Cristo, acho que foi aí onde houve a única divergência entre eu e Patriota: Patriota, o Cristo; eu era o Judas.”
Lima enumerou os principais cargos ocupados pelo homenageado: “Patriota tem uma história. Ninguém é obrigado a gostar de ninguém, mas a gente tem que admitir a história de Patriota, que foi feito enquanto vereador. O primeiro vereador de oposição aqui em Afogados. Os mandatos de Patriota: sindicato, três mandatos de vereador, vice-prefeito, secretário de saúde, prefeito por dois mandatos, deputado, presidente da Amupe, ProRural. Um municipalista de máxima. E eu vou dizer a vocês: não só Afogados, nem só Pernambuco, pro Brasil tem que agradecer a Patriota pelos trabalhos dele, pelo que ele pregou, pelo que ele fez.”
Mário Martins destaca a representatividade
O vereador Mário Martins enfatizou como Patriota representou os trabalhadores rurais: “Foi um político que rompeu barreiras, que mostrou que através da luta, principalmente quando iniciou e terminou pelos trabalhadores, pelo homem do campo, a mulher do campo. Mesmo com dificuldades, é possível chegar a altos cargos de representatividade para ter mais poder e força de ter uma voz que seja mais ouvida e ações que sejam comprovadamente benéficas à população do Pajeú.”
Douglas Eletricista reconhece os ensinamentos
O vereador Douglas Eletricista encerrou as homenagens lembrando dos momentos de aprendizado: “Todo mundo tem uma história com Patriota, né? De um jeito ou de outro, a gente teve uma ligação. Eu tive também a minha participação com ele. A gente teve, por ele ser um cara muito assíduo no que fazia, momentos de paz e também teve um momento de embates. Mas isso foi muito bom porque eu aprendi com isso, né? Aprendi. Estando perto dele, teve aqueles momentos ali que a gente conversou e ele me ensinou algumas coisas. E teve também momentos que a gente chegou a ter algum atrito, mas isso passou. E eu quero só me solidarizar com a família nesse ano de uma perda tão significativa que foi a perda de José Patriota. E nosso município perdeu uma representação a nível de Estado que agora não temos mais, que a gente tem que tentar conquistar de uma outra forma.”
O legado de José Patriota
José Patriota deixou sua marca principalmente como presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), onde serviu por cinco mandatos consecutivos (2013-2024), consolidando seu compromisso com o municipalismo. Em 2022, foi eleito deputado estadual com 43.586 votos.
O político, que lutava contra o câncer desde 2018, deixou um legado de dedicação às causas municipais e aos trabalhadores rurais, sendo lembrado pelos vereadores como uma das maiores lideranças políticas que Afogados da Ingazeira já teve. As homenagens desta terça-feira demonstraram como sua memória permanece viva na política local, especialmente entre aqueles que tiveram o privilégio de conviver e aprender com ele.



