O poder do autocuidado na luta contra o câncer de mama – pela Dra. Gabriela Cantarelli

O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização sobre o câncer de mama, criado no início da década de 1990. A data, celebrada anualmente, tem o objetivo de compartilhar informações sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.


O Câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Segundo relatório publicado em 2025 pelo Ministério da Saúde e Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil deve registrar 73.610 novos casos de câncer de mama neste ano.
O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular. Também podem ser sinais/sintomas sugestivos: edema na pele semelhante à casca de laranja, dor, vermelhidão, inversão e/ou saída de secreção pelo mamilo, palpação de gânglios nas axilas.


É importante destacar que, em estágios iniciais, o câncer de mama geralmente não provoca sintomas. Por isso, a sua detecção precoce possibilita tratamentos mais simples e efetivos, aumentando as chances de cura. É recomendado que todas as mulheres a partir dos 40 anos de idade realizem o exame de mamografia anualmente, que é o principal método de rastreamento, capaz de detectar tumores ainda muito pequenos, antes mesmo do surgimento de sintomas.


Outubro é o mês destinado a campanha, mas a prevenção e o cuidado com a saúde devem ser realizados durante todo o ano. Isso inclui manter hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada e exercícios físicos, além de realizar exames de rotina e ficar mais atento aos sinais do corpo. Cuidar de si é um ato de amor à vida!

Fontes:
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2025/outubro/ministerio-da-saude-e-inca-apresentam-publicacao-com-dados-atualizados-sobre-cancer-de-mama-no-brasil
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/cancer-de-mama

Ver posts semelhantes