Artigo de Opinião – Versão Corrigida
No dia em que sofreu sanção dos EUA, o ministro Alexandre de Moraes aproveitou para conferir a vitória do seu clube do coração, Corinthians, diante do Palmeiras, diretamente da Neo Química Arena.
Vaiado por uns e elogiado por outros, o ministro Alexandre de Moraes chegou a fazer um gesto obsceno após ser provocado por um torcedor no estádio.
Mais cedo, o governo dos Estados Unidos anunciou a aplicação da Lei Magnitsky contra o ministro do STF, usada para punir autoridades estrangeiras acusadas de violações de direitos humanos. A decisão ocorreu após a escalada da crise entre o presidente norte-americano, Donald Trump, e o governo e o Judiciário brasileiros.
Por conta da Lei Magnitsky, Alexandre de Moraes não poderá:
- Entrar no país que aplicou a sanção (visto negado ou cancelado)
- Manter contas ou bens financeiros nesses países (ativos congelados)
- Fazer transações com bancos ou empresas sob jurisdição da lei
- Viajar com liberdade internacional (restrições indiretas em países aliados)
- Representar oficialmente o país em eventos internacionais no exterior
- Comprometer a imagem do governo e dificultar relações diplomáticas
A população brasileira está dividida entre enaltecer a defesa da soberania brasileira pelo ministro ou apoiar Eduardo Bolsonaro por conspirar contra a população brasileira.
Já o Corinthians, após a vitória por 1 a 0 contra o Palmeiras, na primeira partida das oitavas de final da Copa do Brasil, leva vantagem sobre o adversário. O gol foi marcado por Memphis Depay no segundo tempo.
Vamos esperar por mais capítulos de Corinthians e Xandão na arquibancada.



