Agosto Lilás: Vereadora Gal Mariano destaca avanços e desafios na luta pelos direitos das mulheres

O mês de agosto é marcado pela campanha nacional do Agosto Lilás, período dedicado ao enfrentamento da violência doméstica e familiar contra as mulheres. Em Afogados da Ingazeira, a vereadora Gal Mariano tem se destacado como uma das principais vozes na defesa dos direitos femininos, protagonizando importantes mudanças na política local.

Para a vereadora, o compromisso com as pautas femininas nasceu muito antes da entrada na política. “O tema das mulheres nasceu naturalmente em mim, muito antes de estar nas trincheiras políticas”, afirma Gal Mariano. “É simplesmente o fato óbvio de ser mulher, de ter presenciado muitas situações em que identificava que aquela situação precisava que alguém falasse, fizesse por aquela mulher que ali estava.”

A parlamentar relembra que já em 2021, com apenas um ano de mandato, foi destacada pelo Diário de Pernambuco em uma matéria que mostrava vereadoras que, do sertão ao litoral, se destacavam pela defesa das mulheres.

Em seu primeiro mandato, Gal Mariano era a única mulher vereadora em uma Câmara composta por 13 cadeiras. Hoje, o cenário mudou: são três mulheres ocupando o espaço legislativo municipal, mas ela reconhece que ainda há muito a avançar.

“O espaço para a mulher sempre vai existir e ter. O que nós precisamos é que existam mulheres que de fato queiram ocupar esses espaços para que elas possam fazer efetivamente o seu trabalho”, destaca a vereadora, lembrando que Afogados da Ingazeira teve apenas uma mulher prefeita, Dona Gisa, e uma vice-prefeita, a doutora Lúcia.

Dignidade menstrual: uma pauta pioneira

Uma das principais conquistas legislativas de Gal Mariano foi a lei da dignidade menstrual, aprovada em 2021. A legislação garante que meninas e mulheres em estado de vulnerabilidade tenham acesso ao absorvente higiênico. “Essa é uma pauta que foi aceita por todos os colegas, mas provavelmente ela não seria construída num espaço só de homens”, analisa.

Afogados da Ingazeira conta com políticas públicas específicas para as mulheres, incluindo um centro de saúde especializado exclusivamente para o público feminino. A unidade oferece atendimentos mais específicos, com foco na prevenção e diagnóstico precoce de doenças como o câncer de mama e do colo do útero.

Vereadora Gal Mariano e a delegada da Mulher, Andreza Gregório

A vereadora tem acompanhado de perto os dados de pacientes em tratamento oncológico, fiscalizando para que a fila de espera seja zerada. “O diagnóstico precoce e o tratamento são essenciais na vida de uma mulher para que ela se mantenha viva”, enfatiza.

Reconhecendo que mais da metade da população já é diagnosticada com ansiedade, Gal Mariano defende a criação de políticas específicas para a saúde mental das mulheres. “Nós precisamos pensar na mulher que cuida sozinha dos filhos, na mulher que é vítima de violência doméstica, na mulher que possui alguma doença em tratamento”, argumenta.

A parlamentar propõe uma abordagem por nichos, priorizando mulheres em maior estado de vulnerabilidade, como mães solo, vítimas de violência e pacientes em tratamento oncológico.

Rede de proteção funcional

O município conta com uma rede de proteção às mulheres que, segundo a vereadora, “funciona de verdade”. A estrutura inclui:

  • Secretaria da Mulher (instituída na gestão do prefeito Sandrinho)
  • Delegacia da Mulher
  • Patrulha Maria da Penha
  • Ministério Público
  • Secretarias de Assistência Social e Saúde

“Quando uma mulher é identificada em situação de violência doméstica e aceita esse trabalho da rede, ela tem tudo para sair dessa situação”, explica Gal Mariano, ressaltando, porém, que muitas vezes as vítimas “voltam àquela velha cena, voltam à cena da vida do agressor”.

A vereadora não esconde as dificuldades enfrentadas pelas mulheres na política. “A política lá atrás não foi feita para a mulher. Ela foi se moldando às vontades, aos quereres e à força da mulher que disse: eu quero estar aqui”, reflete.

Gal Mariano lembra que até 2016 o Senado Federal não tinha banheiro feminino, evidenciando como a participação feminina na política é recente. “Primeiro eles lhe subestimam, e depois que você demonstra sua capacidade, aí começa a ser vista com outros olhos”, relata sobre sua experiência.

Mensagem para futuras lideranças

Para as mulheres que desejam ocupar espaços de liderança, a vereadora deixa uma mensagem clara: “Estude. Estude dentro do que você tem e com o que você pode. E se especialize.”

“A mulher já nasce com algo que é de liderança natural. Só que ao passar do tempo, algumas coisas vão apagando isso nela”, observa, destacando a importância do conhecimento: “Quando você está à frente de qualquer espaço em que você conhece e sabe o que está fazendo, você pode até não ser a melhor, mas você vai estar entre os melhores.”

Gal Mariano reconhece os avanços conquistados em Afogados da Ingazeira, mas mantém os pés no chão: “Andamos, avançamos, mas precisamos avançar muito mais. Quem vai dizer onde nós precisamos avançar é a população.”

Durante este Agosto Lilás, a trajetória da vereadora Gal Mariano serve como inspiração e exemplo de como a participação feminina na política pode transformar vidas e garantir que as vozes das mulheres sejam ouvidas nos espaços de poder. Suas palavras ecoam como um chamado à ação: “Busque conhecimento. Tenha certeza do que você quer. Foco. E vá embora, porque ninguém te segura.”

CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA NO YOUTUBE:

Ver posts semelhantes