
Enamed 2026: cursos de Medicina no sertão de Pernambuco se destacam em avaliação nacional do MEC
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira (19) o resultado da primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), avaliação criada para medir a qualidade da formação dos futuros médicos no Brasil. A prova é aplicada anualmente pelo MEC, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e passa a ser um novo termômetro da qualidade do ensino médico no país. Ao todo, 351 cursos de Medicina foram avaliados em todo

Porto de Galinhas: barraca onde turistas foram agredidos recebe multa de R$ 12 mil do Procon-PE
Da Folha de Pernambuco A Barraca da Maura, em Porto de Galinhas, em Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, foi multada no valor de R$ 12 mil por causa do episódio envolvendo um casal de turistas do Mato Grosso e comerciantes do local em dezembro de 2025. O Procon-PE aplicou a penalidade ao estabelecimento depois de operação de fiscalização batizada de Consumo Livre, que passou por 45 barracas da orla para identificar possíveis irregularidades. A ação aconteceu em parceria a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE)

Nova lei muda o jogo: criadores de conteúdo passam a ser reconhecidos como profissionais no Brasil
A sanção da Lei nº 15.325/2026 inaugurou uma nova fase para o mercado de criação de conteúdo no Brasil ao estabelecer regras formais para o exercício da chamada profissão de multimídia. A norma, publicada no início de janeiro, foi assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com chancela dos ministros Luiz Marinho e Margareth Menezes, e passa a valer como marco regulatório de um setor que, até então, cresceu majoritariamente à margem dos padrões trabalhistas tradicionais. Na prática, a

Camilo Santana vai deixar MEC para apoiar Elmano no Ceará
O ministro da Educação, Camilo Santana, confirmou nesta segunda-feira (19) que pode deixar o comando do Ministério da Educação até março para se dedicar às campanhas de reeleição do governador Elmano de Freitas (PT), no Ceará, e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A declaração foi feita durante café com a imprensa em Brasília. De acordo com o ministro, a ideia é apresentar um balanço da gestão em 2025 antes de pedir exoneração do cargo. Camilo, que é senador
