A ligação política de Sertânia e o Agreste pernambucano

Um fato curioso no município de Sertânia é que os dois candidatos a deputados estaduais apoiados no município em 2026 são de Santa Cruz do Capibaribe.

O deputado estadual Diogo Moraes, apoiado pelo ex-prefeito Ângelo Ferreira, tem um trabalho muito atuante em Sertânia, com emendas destinadas a todas as áreas, principalmente para a saúde, educação e pavimentação.

Desde o momento em que Ângelo deixou a Assembleia Legislativa de Pernambuco para voltar a concorrer à prefeitura do município, ele já declarou apoio a Diogo, que, diga-se de passagem, tem sido um aliado fortíssimo do deputado para que ele some aí quatro mandatos como deputado estadual.

Na última quinta-feira (18), a atual prefeita de Sertânia, Pollyana Abreu, declarou apoio ao pré-candidato a deputado estadual e ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão.

O ex-gestor da capital da moda assumiu em fevereiro um cargo na Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe). Aragão está como representante do Polo de Confecções na agência.

Fato curioso é que Fábio Aragão não foi para a reeleição em 2024 e, numa live, afirmou que o seu propósito político havia sido encerrado e que naquele momento deveria cuidar da família. Após assumir um cargo na Adepe em 2025, Fábio retorna à política e agora como pré-candidato a deputado estadual.

Nos bastidores da política, a informação é bem clara: se no município Fábio Aragão é rival de Diogo Moraes, no restante do estado também. Tanto é que ele não quis uma base sólida de Diogo à toa, conquistando o apoio de Pollyana.

Em Sertânia, 26.156 são aptos para votar até o último censo. Um colégio eleitoral bom para quem deseja uma vaga na ALEPE, pois todo voto conta e o sertão pernambucano tem sido fundamental para eleger deputados estaduais, federais e governadores.

Quem puder beliscar um voto em cada lugar usará das melhores estratégias para conseguir uma tão sonhada vaga na ALEPE, Câmara dos Deputados e Palácio Campo das Princesas.

Ver posts semelhantes