O ex-prefeito de Carnaíba e histórica liderança do PSB, Anchieta Patriota, tem desempenhado papel central na articulação política que está consolidando importantes apoios ao socialista João Campos para as eleições de 2026. A movimentação inclui a adesão do influente casal político Nicinha Melo e Dinca Brandino, que decidiram integrar o palanque do prefeito do Recife.
Anchieta Patriota tem intensificado as críticas à governadora Raquel Lyra e reafirmado publicamente seu apoio ao projeto político encabeçado por João Campos. Em conversa recente, o ex-prefeito assumiu a responsabilidade pela articulação que resultou no apoio da oposição ao socialista, demonstrando sua influência no cenário político regional.
A liderança socialista não poupou críticas à decisão de Flávio Marques de integrar o palanque da governadora Raquel Lyra. Anchieta classifica a posição como uma “traição à sua história e ao apoio que teve do partido”, especialmente considerando o suporte histórico que recebeu de nomes do PSB na região.
O posicionamento reflete as tensões internas no campo político pernambucano, onde antigos aliados têm tomado caminhos divergentes em relação aos projetos para 2026.
A articulação de Anchieta ganhou novo capítulo com o apoio do casal Nicinha Melo e Dinca Brandino ao deputado estadual Diogo Moraes, candidato à reeleição. Uma reunião realizada nesta segunda-feira (21) praticamente selou a aliança, contando com a presença de Anchieta Patriota, Diogo Moraes, Dinca, Nicinha e Bernadete Lopes, ex-candidata a vereadora em eleições anteriores a 2024.
O movimento em favor de João Campos tem ganhado força com a adesão de diferentes grupos políticos. Além do próprio PSB, o socialista conta com o apoio do grupo de vereadores da oposição e de Mano Sampaio, demonstrando a capacidade de articulação do prefeito do Recife para além das fronteiras partidárias tradicionais.
A movimentação coordenada por Anchieta Patriota sinaliza uma reconfiguração importante no cenário político pernambucano, com reflexos diretos nas articulações para as eleições estaduais de 2026.



