Todas as regiões de Pernambuco devem seguir com chuvas moderadas ao longo deste domingo (8), conforme tendência divulgada pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). De acordo com o órgão, a atmosfera permanece muito instável em todo o estado, favorecendo a ocorrência de precipitações de intensidade moderada, com possibilidade de acumulados superiores a 50 milímetros em alguns municípios.
Segundo a Apac, o cenário de instabilidade é provocado pela atuação do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (Vcan), fenômeno meteorológico responsável pela formação e intensificação das chuvas em Pernambuco nos últimos dias. O alerta emitido pela agência na sexta-feira (6) segue válido até o fim da tarde deste sábado (7).
A previsão indica que as chuvas devem continuar moderadas no Sertão pernambucano ao longo da segunda-feira (9). Já na Região Metropolitana do Recife (RMR), Mata Norte, Mata Sul e Agreste, as precipitações devem variar entre fracas e moderadas.
O monitoramento em tempo real da Apac aponta que, nas 12 horas contabilizadas até as 10h deste sábado, o município de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, registrou os maiores acumulados de chuva do estado. Na estação do bairro do Janga, foram registrados 41,11 mm, enquanto a estação de Maria Farinha marcou 35,23 mm.
Na sequência do ranking estadual aparecem Igarassu, com 33,26 mm; São José da Coroa Grande, com 30,4 mm; Recife, com 27,78 mm na estação do bairro da Guabiraba; e Olinda, com 22,55 mm na estação Jardim Fragoso. Outros municípios também registraram volumes significativos de chuva, como Camaragibe (22,66 mm), Goiana (22,2 mm) e Cabo de Santo Agostinho (19,27 mm).
A Apac segue monitorando as condições meteorológicas e orienta a população a acompanhar os avisos e alertas, especialmente em áreas de risco, devido à possibilidade de novos acumulados elevados de chuva.



