Deputado Jarbas Filho destaca investimentos na educação

O deputado estadual Jarbas Filho destacou o avanço do Governo do Estado na educação, sobretudo na primeira infância, em discurso no Plenário da Assembleia Legislativa, nesta segunda feira. O parlamentar citou o aumento do investimento em áreas estratégicas, citando obras estruturantes em todas regiões de Pernambuco.

“Sob a liderança da governadora Raquel Lyra, o Estado deu início a um amplo programa de construção de creches e Centros de Educação Infantil, enfrentando um déficit histórico de vagas e apoiando os municípios na ampliação da oferta educacional”, destacou Jarbas Filho, lembrando as inaugurações das creches em Igarassu e Caruaru, além das obras em avançado estágio em Itamaracá, Itapissuma, Timbaúba, Ibimirim, Camaragibe, Brejo da Madre de Deus e Serra Talhada

O deputado afirmou que o Governo Raquel Lyra vem dando prioridade à educação, colocando-a no centro da sua agenda estratégica. “Isso se reflete em investimentos consistentes e em ações estruturantes, com atenção especial à primeira infância”, ressaltou.

Jarbas Filho destacou ainda que vários outros municípios estão sendo atendidos, com obras e ações direcionadas para a educação. Em pelo menos 14 cidades essas obras têm as digitais da articulação de seu mandato, junto à governadora Raquel Lyra, como em Buíque, Itaíba, Dormentes e Lagoa Grande. “Em Paranatama e Ibirajuba, essas obras estão muito avançadas e as inaugurações devem acontecer nos próximos meses. Já para Machados, articulamos seis milhões de reais para a implantação da creche”, acrescentou.

O deputado ressaltou também a importância do investimento na primeira infância. “É uma decisão respaldada pela ciência e com impacto social duradouro. Estudos mostram que grande parte do desenvolvimento cerebral acontece até os cinco anos de idade e que estímulos adequados nessa fase são fundamentais para a formação cognitiva, emocional e social, refletindo diretamente em toda a trajetória educacional e profissional do indivíduo”.

De acordo com a Secretaria de Educação, já foram nomeados mais de nove mil professores na atual gestão, um número muito superior ao previsto inicialmente no concurso de 2022 e o maior dos últimos dez anos em Pernambuco. Há também inovação na forma de integrar educação e desenvolvimento econômico.
A produção dos uniformes escolares da rede estadual está sendo feita por empresas e trabalhadores pernambucanos. O investimento previsto para este ano é de cerca de 28 milhões de reais, beneficiando 34 empresas do Polo de Confecções do Agreste. Soma-se a isso o Pix Tênis, um crédito de R$ 150 para que cada aluno possa adquirir seu calçado e completar o fardamento escolar.

Ver posts semelhantes